- Parque Oeste em Inhoaíba sedia o 3º Encontro de Turmas de Bate-bola
- Escolas de Realengo, Campo Grande e Santa Cruz recebem mobiliário da Cúpula do G20
- RPMont em Campo Grande marcou presença no G20
- Sereno de Campo Grande lança o Carnaval 2025 neste domingo
- É nessa quinta-feira o teste de reinauguração do Arthur Azevedo
Escola Estadual de Santa Cruz é certificada pela Unesco
O Colégio Estadual Erich Walter Heine, em Santa Cruz, Zona Oeste, a primeira escola totalmente sustentável do Brasil e de toda a América Latina, recebeu o certificado internacional Programa Escolas Associadas (PEA) da Unesco. A iniciativa, que está presente em 130 países, tem como objetivo criar uma rede internacional de escolas que trabalhem pela ideia da cultura da paz.
Certificada internacionalmente desde 2013 com o selo LEED (Leadership in Energy and Environmental Design, traduzindo, Liderança em Energia e Design Ambiental), concedido pela entidade internacional Green Building Council, a escola oferece Ensino Médio integrado ao curso técnico de Administração.
O diretor do colégio, Valnei Alexandre da Fonseca, disse que a unidade desenvolve propostas pedagógicas baseadas nos 17 objetivos do Desenvolvimento Sustentável da Unesco. Segundo ele, essas iniciativas garantiram habilidades necessárias para que os alunos promovessem ações com foco na sustentabilidade dentro e fora da escola.
Ecologia
O colégio funciona dentro de padrões que geram redução de até 40% no consumo de energia, utilizando lâmpadas led; reutilização da água da chuva para uso em banheiros, hortas e jardins; telhados que reduzem o calor e os custos de refrigeração; espaço de reciclagem e piscina adaptada. O ecotelhado conta com vegetação especial para diminuir a absorção de calor e reabsorver a água da chuva. O estacionamento tem a tecnologia ecopavimento – material permeável de grelhas de plástico reciclado que permite a passagem de água e ar.